Sabe aquela antiga e ainda usada dentadura que a gente vê em filmes e desenhos animados? Estas são dentaduras ou próteses dentárias que são colocadas sobre os dentes e que também tem o céu da boca encoberto e são do tipo móvel.
Mas hoje existem diversos tipos de próteses dentárias e uma delas é a do nosso assunto, que é o protocolo sobre implante.
A prótese sobre implante do tipo protocolo é a mais moderna dentadura e que consiste na substituição de toda a arcada dentária superior (maxila), inferior (mandíbula) ou ambas através da fixação de uma prótese em 4 até 6 implantes em uma única arcada dentária.
Qualquer tipo de prótese dentária escolhida terá os seus prós e contras, e aqui não seria diferente. A questão é saber avaliar cada um deles e assim chegar a uma conclusão do que é ideal para você.
Entenda as diferenças entre a dentadura móvel e a dentadura fixa, clicando aqui.
Na primeira etapa ocorre a colocação dos implantes na arcada dentária, o que leva em média uns 10 minutos cada. Como são introduzidos estruturas diferentes na(s) gengiva(s) e mesmo que ainda assim elas sejam parafusadas, é necessário aguardar alguns meses para que esses implantes sejam integrados ao osso e assim garantir que a fixação seja adequada e segura.
Porém, caso o paciente precise de enxertia óssea, ou seja, quando a capacidade óssea da arcada dentária está diminuída, é necessária fazer o enxerto ósseo e aguardar 6 meses para que faça o efeito desejado e assim então consiga fazer com que os implantes fixem nos maxilares.
Seja como for o primeiro processo – com ou sem enxerto ósseo, o paciente sai do consultório com uma prótese provisória sobre os implantes para aguardar a etapa da fixação da prótese definitiva.
A prótese sobre implante tipo protocolo não precisa ser retirada da boca para fazer a sua higienização. Esse pode ser mais um ponto de vantagem desse tipo de prótese.
A higienização é feita normalmente como se fosse dos seus dentes naturais e sempre após as refeições. Além disso, o uso do fio também também é indicado, assim como a periodicidade ao consultório odontológico.
Só é possível orçar uma prótese desse tipo em avaliação no consultório, pois como mencionado, pode variar na quantidade de implantes a serem fixados (entre 4 a 6) e também dependerá do material da prótese a ser fixada sobre esses implantes.
Então se você deseja utilizar no seu dia a dia uma prótese moderna e fixa, que te dê mais liberdade e qualidade de vida, é necessário passar com o seu cirurgião dentista de confiança e fazer os seus questionamentos. Mas não se esqueça das vantagens desse tipo de prótese e também da sua durabilidade.
Importante: O texto acima não elimina uma avaliação odontológica, por isso consulte o seu dentista para que ela seja realizada atendendo às suas reais e atuais necessidades.
© – Dr. Jesus Saavedra – CROSP 84050 – Todos os direitos reservados. Política de privacidade.
Feito por Hixel 🐝