O mau hálito, nome popular da halitose, é um problema presente em cerca de 40% da população mundial, muitas vezes simbolizam disfunções orgânicas ou fisiológicas, como diabetes, distúrbios hepáticos ou doenças renais, mas a sua causa mais comum está diretamente relacionada com a má higiene oral, marcada pela saburra lingual em excesso, lesões cariosas e doenças periodontais que surgem devido a placa bacteriana e tártaro na cavidade oral. Diante disso, separamos as 5 principais dicas para evitar o mau hálito bucal.
Para evitar o mau hálito, a dica número 1 é a higienização dos dentes, ao menos três vezes por dia e o uso do fio dental, ao menos uma vez ao dia. O hábito removerá os restos de alimentos e as bactérias indesejadas que ficam entre os dentes e a gengiva.
A escovação da língua é fundamental para evitar o mau hálito, pois a região possui um grande acúmulo de bactérias, células mortas e restos de comida. Você poderá realizar a limpeza da língua com a escova de dentes ou mesmo com um limpador apropriado que se encontra nas farmácias.
Uma boca seca, ou seja, sem saliva pode causar a halitose. É o que acontece quando acordamos, o famoso hálito matinal, pois ao dormir o fluxo salivar diminui significativamente. A saliva ajuda na limpeza da boca, por isso, beba bastante água!
Determinados alimentos podem ser os culpados do mau hálito, por isso, é importante estar sempre em alerta com a sua dieta. Dietas à base de proteínas e baixas em carboidratos podem causar um odor desagradável.
Se mesmo com todas as dicas, a sua halitose persiste, pode ser a hora de marcar uma consulta com o seu dentista para averiguar as possíveis origens do problema!
Por isso é recomendável procurar um dentista pelo menos uma vez ao ano para a realização da limpeza dos dentes, o profissional removerá os tártaros (placa bacteriana) causadora do mau hálito.
© – Dr. Jesus Saavedra – CROSP 84050 – Todos os direitos reservados. Política de privacidade.
Feito por Hixel 🐝