Bichectomia pode causar envelhecimento facial?

As cobiçadas maçãs do rosto bem marcadas estão na moda há anos, mas a era das selfies e a influência das redes sociais fizeram elas se tornarem ainda mais desejadas, resultando em grande procura pela cirurgia chamada Bichectomia. 

A bichectomia é um procedimento da Odontologia (remoção das bolsas de tecido adiposo que temos nas bochechas) que ganhou muita popularidade ultimamente, principalmente nas clínicas estéticas, no entanto como tudo o que é famoso, traz consigo inúmeros questionamentos. Entre as principais dúvidas sobre o assunto, uma se destaca: a técnica causaria um aspecto envelhecido ao decorrer dos anos? 

A remoção da bola de Bichat é usualmente indicada para pacientes que possuem essa estrutura em excesso, uma gordura localizada no interior da face e que não possui conexão com a parte externa (região que passa pelo processo de envelhecimento).  Portanto, a bichectomia a longo prazo não causa um aspecto envelhecido do rosto, por isso, quando a cirurgia é bem indicada e realizada por profissionais capacitados, resultará em benefícios para todas as fases da vida!

É preciso escolher um bom cirurgião-dentista, pois além de marcas estéticas, a bola de Bichat devido a sua localização, apresenta uma proximidade com estruturas importantes da face, tais quais: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos. 

A cirurgia é feita através de uma pequena incisão no interior da boca e sob anestesia local. Cirurgiões-dentistas capacitados alegam que o procedimento é rápido, minimamente invasivo, pós-operatório sem complicações, resultados permanentes e sem marcas cirúrgicas. 

Como já sabemos, o procedimento não acelera o envelhecimento, porém precisa ser bem indicado, uma vez que a gordura retirada de rostos mais magros, causaria um efeito de esqueletização futuramente. Estudos publicados recomendam que a excisão seja feita somente da gordura submuscular, com preservação da gordura subcutânea, estrutura que é perdida com o envelhecimento, para que dessa forma a bichectomia não cause deformidades mais tardiamente. 

De qualquer forma, muita atenção para seguir certas tendências estéticas, já que a Bichectomia possui as suas indicações a pacientes que mesmo estando dentro do peso ideal, têm um rosto muito arredondado e desarmônico com a face. 

Além disso, encontrar uma clínica de confiança e profissionais capacitados que possuem o entendimento das indicações e das expectativas do paciente é o diferencial para um tratamento individualizado e bem orientado para possíveis mudanças faciais ao longo dos anos, no envelhecimento natural. 

Você tem interesse no procedimento? Fale com a nossa equipe!