Cirurgia ortognática é a denominação do procedimento odontológico que tem como objetivo restabelecer a saúde e a harmonia facial em pacientes que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo.
Pacientes com dificuldades para mastigar ou respirar por conta da posição desfavorável da mandíbula, dependendo do quadro clínico, podem ser submetidos a cirurgia. Além de recuperar a funcionalidade, também terá resultados estéticos, tornando o rosto mais harmonioso. No entanto, é comum muitas dúvidas sobre o tema, por isso, separamos as principais, verifique se elas também são suas:
Normalmente, a maioria dos pacientes não se queixam de dores após a cirurgia, mas infelizmente podem acontecer. Elas normalmente não se manifestam por duas razões, como o fato de que ao finalizar a cirurgia a região operada está com perda total da sensibilidade, por tempo limitado. Ou ainda, são receitados os analgésicos para o pós-operatório, medicamentos para controle de possíveis dores.
Como toda cirurgia, as ortognáticas também apresentam riscos tais quais os de infecções, embora sejam mínimos os riscos apresentados, é fundamental que a cirurgia seja feita por uma equipe especializada e devidamente treinada.
Grande parte dos procedimentos são realizados por dentro da cavidade oral, mas há algumas técnicas que são necessárias realizar um corte mínimo em cada lado da mandíbula para acesso do instrumental, no entanto, mesmo com a realização dos pequenos cortes não ficarão cicatrizes cirúrgicas após 1 mês do procedimento.
O uso do aparelho pode ser recomendado para que exista um alinhamento prévio dos dentes em relação a estrutura óssea e uma estabilidade da mordida, o que auxiliará no sucesso cirúrgico.
Os planos médicos com segmentação hospitalar possuem a obrigatoriedade de cobrir a Cirurgia Ortognática, conforme a Resolução Normativa – RN Nº 428, de 7 de Novembro de 2017.
Mesmo que esses sejam os principais questionamentos, não são os únicos, por isso se você possui alguma dúvida sobre o procedimento entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta.
Importante: O texto acima não elimina uma avaliação odontológica, por isso consulte o seu dentista para que ela seja realizada atendendo às suas reais e atuais necessidades.
© – Dr. Jesus Saavedra – CROSP 84050 – Todos os direitos reservados. Política de privacidade.
Feito por Hixel 🐝