Infelizmente muitas causas podem levar à perda dos dentes naturais, estas são peças fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas graças ao progresso tecnológico e científico, hoje, temos diversas soluções, como as próteses odontológicas, também popularmente conhecidas como dentaduras, cuja função primordial é a de reabilitar o paciente, devolvendo a estética, fonética e funcionalidade que havia sido perdida.
Continue a leitura e descubra como fazer a melhor escolha da sua prótese dentária, com o auxílio do seu dentista!
Existem diversos tipos de próteses dentárias no mercado nacional e internacional, para saber qual é a melhor, antes precisamos entendê-las. Vamos iniciar entendendo os critérios de classificação, como a forma que será fixada na cavidade oral e o número de dentes ausentes, veja:
A dentadura fixa, como o próprio nome diz, não pode ser removida pelo paciente, são fixadas sobre os dentes naturais ou a pinos de titânio. Dentro da categoria de prótese fixa, temos:
Coroas: dentes que tiveram grande destruição da sua parte funcional podem ser reabilitados com a coroa dentária, um elemento que possui o mesmo formato dos dentes naturais. Fixados através de aparafusamento ou cimentação sobre pinos de titânio ou sobre um remanescente dentário, respectivamente.
Ponte: a ponte é empregada em casos de ausência de um ou mais dentes, são coroas unidas e adjacentes, fixadas sobre os dentes naturais que tiveram grandes destruições de suas coroas. Mas com os avanços tecnológicos, principalmente quando pensamos nos materiais odontológicos, as pontes fixas estão ficando ultrapassadas, mas longe de ser pela qualidade do material, pois proporcionam resultados bastante satisfatórios, e sim, pela alta qualidade dos implantes dentários que falaremos mais adiante.
Facetas dentárias: sabe aquele sorriso branquinho dos artistas e influenciadores digitais? Pois é, o segredo está por trás das facetas dentárias! Formadas apenas pela parte vestibular das coroas, são uma espécie de capa cimentada sobre a parte frontal dos dentes, com a principal função de adquirir mais estética.
Prótese Overdenture: as próteses overdenture são indicadas para pessoas que tiveram a perda total dos elementos dentários, ou seja, é a dentadura que conhecemos, porém fixa. Pode ser instalada para substituir a arcada de dentes inferiores ou superiores, sempre sobre os implantes, uma solução bastante inteligente aos pacientes que não possuem condições ósseas para suportar a dentadura comum, ou prótese total.
Prótese sobre implantes: a prótese sobre implantes é uma forma bastante estética e durável para substituir a perda de um ou mais elementos dentários, da mesma forma que as overdentures, são fixadas sobre o pino de titânio e confeccionadas, normalmente, em porcelana. O que confere ao paciente estética e conforto bem próximo ao natural.
As próteses removíveis não são fixadas, mas apoiadas diretamente sobre a gengiva, o que permite ao paciente a sua remoção. São elas:
Prótese total: a prótese total é a mais conhecida, também chamada de dentadura, indicada para quem perdeu todos os dentes. Feita em resina acrílica, a prótese total é uma ótima solução quando bem planejada para devolver a estética e reabilitar as funções orais perdidas, como mastigação e fonética.
Prótese parcial removível: já a prótese parcial removível apresenta vantagens para pessoas que não tiveram perda total dos dentes, uma vez que apresenta estabilidade durante a mastigação e não é preciso a extração dos remanescentes saudáveis. Basicamente, a prótese parcial removível é uma estrutura metálica ligada aos dentes naturais dos pacientes.
Engana-se quem pensa que a confecção da prótese dentária começa no laboratório, na verdade, começa já na primeira consulta, com a avaliação dos dentes e um possível tratamento de cáries e doenças periodontais. Com uma cavidade oral saudável, o dentista realiza a moldagem da boca do paciente. Em seguida, o molde é enviado a um laboratório de confiança e então o técnico de prótese dentária irá confeccionar o material solicitado. Ele, provavelmente, utilizará de um gesso e fará uma cópia da moldagem da boca do paciente e assim iniciar a produção.
Ao retornar para o dentista a prótese já foi feita, dessa forma iniciariam as provas e o paciente poderá opinar se está de acordo com a estética e conforto. Quando aprovada, a prótese é então instalada.
Aqui na clínica temos um método bastante utilizado que é o protocolo, com ele o paciente pode sair com a prótese no mesmo dia, veja o passo a passo logo abaixo:
Marque a sua avaliação e entenda mais sobre a Prótese Sobre Implante, clicando aqui.
Hoje se sabe que a durabilidade das próteses dentárias são longas, devido a alta qualidade dos materiais utilizados, mas dependerá principalmente de diversos fatores, como os cuidados frequentes com a manutenção. Por isso separamos algumas dicas para facilitar o seu dia a dia:
E o valor de um implante, você já se perguntou quanto custa? Entenda mais sobre valores clicando aqui.
Cuide do seu sorriso!
Manter um belo sorriso no rosto, sem constrangimentos, melhora autoestima e proporciona muitos momentos de bem-estar, por isso a prótese dentária é tão indicada para quem passou pela perda dentária, e como vimos, opções estéticas e confortáveis não faltam! Agora que você sabe os tipos de próteses e suas aplicações, agende uma avaliação e volte a sorrir com mais confiança.
Importante: o texto acima não elimina uma avaliação odontológica, por isso consulte o seu dentista para que ela seja realizada atendendo às suas reais e atuais necessidades.
© – Dr. Jesus Saavedra – CROSP 84050 – Todos os direitos reservados. Política de privacidade.
Feito por Hixel 🐝