O que fazer quando o dente do siso começa a nascer

O dente do siso não nasce quando a pessoa não tem o gene para esse fim. Mas às vezes ele não sai pela gengiva devido a falta de espaço na arcada dentária ou por ele estar em posição errada – o que faz com que ele nasça abaixo da gengiva.

Engana-se quem acha que os sisos nessas situações apenas geram cáries por falta de capacidade de uma excelente escovação. Os problemas podem ser muito sérios com essa decorrência desenfreada e sem um acompanhamento odontológico adequado. E é exatamente isso que eu quero trazer neste conteúdo, siga a leitura para entender tudo o que pode ocorrer por conta de molares indecisos.

Eu não vejo, então meus dentes do siso não nasceram?

Para ter essa absoluta certeza é necessário acompanhamento odontológico, pois como já citado, às vezes ele não tem espaço ou está deitado. E aí conforme os anos passam maiores podem ser os problemas decorrentes desses molares mal posicionados.

Mas os problemas dos molares não nascidos não são de imediato, geralmente vêm após os 30 anos. Então, se você tem dores de cabeça constantes e sem fundamento, procure investigar. Sisos inclusos tendem a gerar dores na face e dores de cabeça.

Para verificar a posição dos sisos é necessário exame de raio x – a famosa panorâmica, só assim é possível que o dentista consiga dizer ao certo o que está acontecendo.

E quais são os problemas causados por sisos inclusos

Não é apenas a má higiene por falta de manejo da escova dentária que os dentes do siso são capazes de proporcionar. Esses dentes quando inclusos podem causar:

  • A má higiene leva a decomposição de alimentos, que causa a proliferação de bactérias que são capazes de chegar até a corrente sanguínea e levar a problemas cardíacos – como a endocardite (não apenas cáries)
  • Dores de cabeça e face
  • Gengivas inflamadas
  • Sinusite por conta da inflamação das vias aéreas
  • Pode gerar problemas de mordida pela compressão dos dentes vizinhos, levando a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Leia mais sobre má oclusão no clicando aqui.
  • Pode prejudicar a raiz de dentes vizinhos
  • Tumores ósseos
  • E até queda capilar

A lista de complicações é grande, por isso, não deixe de contar com seus dentes do siso mesmo que você não os veja. Se você tem entre 17 e 21 anos (idade em que eles começam a aparecer) procure por orientação do seu dentista.

Como os dentes do siso são extraídos

A extração dos dentes do siso pode ser feita de duas maneiras: com anestesia local ou com anestesia geral. Isso irá depender de como esses dentes se encontram e também do conforto que o paciente precisa.

As extrações de siso com anestesia local são feitas no próprio consultório odontológico e o pós operatório pode ser um pouco mais dolorido, ainda mais dependendo da quantidade de sisos extraídos no mesmo dia.

Já com a anestesia geral, a extração é feita em hospital para melhor monitoramento do paciente e o pós operatório tende a ser mais brando.

Ambos pós cirúrgico precisam de dieta pastosa e/ou líquida e também em temperatura ambiente a fria – geralmente por 3 dias. Além disso, faz-se uso de medicamentos antibióticos e antiinflamatórios e repouso.

Todo dente do siso precisa ser extraído?

Os dentes do siso são os últimos a nascerem. É melhor quando eles são extraídos logo na adolescência e não é um processo tão complicado e nem tão longe dolorido, já que existe o uso da anestesia. Mas nem todo dente do siso precisa ser retirado, mas quem pode te assegurar sobre esse assunto é o seu cirurgião dentista ou cirurgião bucomaxilo. 

Se você já passa em consultas recorrentes deve levantar esse assunto em consulta, mas com certeza o seu dentista já deve ter comentado sobre isso com você caso esteja na fase de desenvolvimento desses molares.

Agora, se você tem mais de 21 anos e ainda não buscou saber por onde anda os seus 4 dentes do siso eu aconselho que encontre um dentista o quanto antes.

Importante: O texto acima não elimina uma avaliação odontológica, por isso consulte o seu dentista para que ela seja realizada atendendo às suas reais e atuais necessidades.