Qual o valor de um implante dentário?

Se você sente que a sua qualidade de vida foi comprometida pela perda de um ou mais dentes ao longo dos anos, saiba que você não está sozinho. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 39 milhões de pessoas usam prótese dentária atualmente. 

Embora muito se fale sobre saúde bucal, doenças multifatoriais – como a cárie e a periodontite – podem se desenvolver e desencadear mudanças no estilo de vida com a perda precoce dos dentes, interferindo não apenas na função e estética do sorriso, mas também nas relações sociais que propiciam ao indivíduo autoconfiança. 

Engana-se quem ainda acredita que este seja um problema que acomete apenas as pessoas de maior idade. Um em cada cinco brasileiros, entre 25 e 44 anos, já teve pelo menos uma perda dentária e mais de 16 milhões já tiveram todos os dentes perdidos.

Com a descoberta dos implantes de titânio no final da década de 1960 por Brånemark, o fenômeno da osseointegração, isto é, união entre o osso e a superfície do implante, se tornou o ponto de partida para o desenvolvimento da Implantodontia no mundo. 

Como todo lançamento tecnológico, os preços eram exorbitantes. Hoje esta é uma tecnologia mais acessível e traz consigo técnicas aprimoradas para cada caso. Pensando em ajudá-lo em sua escolha, trouxemos aqui tudo o que você precisa saber sobre implantes. Boa leitura!

Implantes dentários: tipos e preços

Posicionados cirurgicamente sob a gengiva, os implantes substituem as raízes dentárias ausentes e atuam como suportes estáveis para os dentes artificiais. Desse modo, são uma excelente alternativa quando comparados às próteses convencionais, cujas principais desvantagens são a falta de estabilidade e adaptação na boca, desconforto ao comer e lesões ulceradas em pontos específicos da mucosa.

Os implantes são geralmente mais caros que os demais tratamentos e a maioria dos convênios não cobre os seus custos. O valor médio de um implante pode variar de acordo com a quantidade e a qualidade do material utilizado. Se houver a necessidade de enxerto ósseo, será cobrado um valor adicional. No entanto, cada caso exige um planejamento individual e avaliação em consultório.

Dentre os principais tipos de implante dentário, temos:

  • Implante unitário simples: indicado para repor um ou mais dentes não sequenciais, o implante unitário leva de dois a três meses para receber uma coroa ou peça protética. Ao contrário das pontes fixas, não é necessário realizar qualquer desgaste nos dentes vizinhos para suporte da prótese.
  • Implante duplo: com a perda de três dentes adjacentes, não é preciso que cada um deles seja reposto por parafuso de titânio. Sugere-se a inserção de apenas dois implantes, uma vez que a prótese do meio será apoiada  na gengiva. Assim, o custo do tratamento se torna menor.
  • Implante zigomático: quando há uma atrofia maxilar severa, isto é, alta reabsorção óssea da arcada superior, não é possível realizar a colocação de implante dentário sem uso de enxerto. Entretanto, pode-se lançar mão de uma técnica cirúrgica moderna para reabilitação oral total, capaz de fixar pinos de titânio no osso das maçãs do rosto. Tratam-se, pois, dos implantes zigomáticos.

Sobre os implantes, podem ser fixados dois tipos de prótese:

  • Prótese protocolo: fixada sobre cerca de 4 a 6 implantes, a prótese protocolo abrange toda a arcada dentária e – diferentemente das dentaduras convencionais (móveis) – é parafusada, conferindo excelente estética e maior segurança para quem a utiliza. 
  • Prótese Overdenture: as overdentures, por sua vez, são próteses totais removíveis que se encaixam nos implantes por meio de barras ou clipes, garantindo estabilidade e retenção. Embora possam ser retiradas para facilitar a higienização, estas próteses funcionam como uma “dentadura fixa”. É uma opção mais barata, já que exige de 2 a 6 implantes em média.

E qual dentadura escolher, a fixa ou a móvel? Entenda as diferenças entre próteses dentárias clicando aqui.

Como funciona a avaliação?

A princípio, é realizada a anamnese a fim de identificar a queixa principal do paciente, bem como analisar parâmetros clínicos da saúde geral e o seu histórico médico – familiar. Alguns exames são solicitados pelo cirurgião-dentista para avaliar a quantidade e a qualidade do osso na região que receberá o implante. 

Por meio de softwares, tomografias e outros exames de imagem, pode-se realizar um escaneamento da boca do paciente para identificar o melhor ponto de inserção e ângulo do parafuso, o que reduz sangramentos, uso de anestésicos e cortes. Por fim, a melhor abordagem de tratamento será escolhida e personalizada para você.

Quanto tempo demora para a colocação do implante?

Os implantes são posicionados durante a cirurgia no osso maxilar ou mandibular. Decorre-se um período de osseointegração de 4 a 6 meses em média para que as células-tronco se unam à superfície dos implantes e estimulem a formação óssea ao redor deles. Ao final desta etapa, realiza-se uma nova cirurgia para a remoção da gengiva que recobre o implante e conexão do dente artificial ou dos dentes artificiais ao parafuso.

Contudo, na maioria das vezes, o processo para colocação do implante é bastante simples e o paciente pode sair com a prótese no mesmo dia.

Passo a passo para a colocação da prótese protocolo aqui na clínica:

  • Extração dentária, caso seja necessário;
  • Instalação dos implantes;
  • Confecção da prótese sobre implante imediata (em nosso laboratório da clínica);
  • Finalização dos processos e liberação do paciente com a prótese em boca. 

Sabe-se que a perda de dentes compromete a estética, a função mastigatória, a fala e a autoestima, mas definitivamente não é um problema sem solução. Como vimos, diversas opções são oferecidas no mercado com diferentes custos-benefícios que se dispõem na atualidade. Os avanços tecnológicos empregados desde a descoberta dos implantes dentários tornaram o tratamento muito mais preciso e seguro, devolvendo milhões de sorrisos no mundo todo.

Importante: o texto acima não elimina uma avaliação odontológica, por isso consulte o seu dentista para que ela seja realizada atendendo às suas reais e atuais necessidades. 

    Quer saber mais?

    Preencha com seus dados e entre em contato com a nossa equipe.